quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Texto para trabalhar o tema carnaval - extraí da revista nova escola

Muito bom este texto, vale a pena contar para os alunos.

ÁGUA, FARINHA E OVO

Carlinhos está muito indeciso. Ele não para de repetir:
_Quero...Não quero...Quero...Não quero...
Sua mãe já está começandoa aperder a paciência:
_Vamos,menino, decide logo !
_Não sei,mãe .Não sei mesmo .
_Você quer ou não quer ir ao Carnaval na escola ?
_Não sei,tô com medo.
_Medo de quê ?
_Eu só vou se for fantasiado de astronauta, com um capacete bem resistente.
_Um capacete bem resistente pra quê ?
_Não quero levar água, farinha e ovo na cara.
_Que é isso, menino ? Quem disse que você vai levar água, farinha e ovo na cara ?
_A professora.
_Como ?!
_É , hoje a professora ensinou sobre o strudel.
_Strudel ? Strudel de maçã ? O qaue tem a ver um doce com o Carnaval ?
Carlinhos está meio confuso:
_Não, acho que não é strudel, acho que é entrudel.
A mãe começa a rir:
entrudo, meu filho. Era assim que o Carnaval era chamado aqui, no Brasil, isso há muuuuito tempo.
_Isso mesmo, mãe. É entrudo !
_Mas o entrudo não existe mais. No Carnaval de hoje ninguém mais joga água, farinha e ovo na cara das pessoas.
_Ah,é ? Ufa, que sorte !
_Então ? Agora você quer ir ao Carnaval na escola ?
_Quero...Não quero...Quero...Não quero...
_Que foi agora ? Por que a dúvida ?
Carlinhos exibe uma cara muito malandra:
_Eu só vou se for fantasiado de galinha.
_Ué, por quê ? Que fantasia mais esquisita.
_Eu quero lançar de novo a moda do entrudo.
_Como assim ?
_É que ...Se eu for fantasiado de galinha, posso levar uma cesta de ovos pra atirar nas meninas chatas da minha sala.
_Ah, não !_ a mãe põe as mãos na cintura . _ Pode tirar o cavalinho da chuva, seu Carlinhos.Ou melhor, pode tirar a galinha da chuva. Os ovos do meu strudel você não vai levar de jeito nenhum !

 

Nenhum comentário: